Home | Fale Conosco | Mapa do Site
HomeSobre a GlobalMetodologiaSoluções FinanceirasFale Conosco
SOLUÇÕES FINANCEIRAS GLOBALCAPITAL

Gestão Financeira Financiamento de Projetos Assessoria Financeira Financiamento ao Comércio Exterior Operações Estruturadas/Mercado de Capitais Leasing (Arrendamento Mercantil)

private equity

Estes Fundos contribuem para a evolução da empresa pois, além de lhe propiciar o acesso ao mercado de capitais, ajudam estruturar a sua gestão e a adoção de práticas importantes de governança.

A GlobalCapital, em parceria com Fundos de Investimentos (Private Equity), atua nas Empresas no intuito de promover a captação de recursos, sob a forma de financiamento, que envolve a aquisição de ações ou outros instrumentos com características semelhantes a ações (tais como debêntures conversíveis ou opções de compra de ações).

Os fundos de Private Equity surgiram como uma nova opção de financiamento para pequenas e médias empresas. Este instrumento consiste basicamente na criação de um fundo de investimentos através de um grupo de investidores que adquire relevantes participações em pequenas e médias empresas (geralmente de capital fechado), com as quais desenvolvem parcerias ativas, compartilhando a administração e adicionando valor à empresa. No momento em que a empresa alcança maior grau de desenvolvimento, o fundo de Private Equity aliena a sua participação, obtendo os retornos financeiros objetivados em seu investimento. Os investidores dos fundos de Private Equity são agentes que buscam um retorno acima da média do mercado acionário, portanto estão dispostos a assumir um nível de risco mais elevado.

Os fundos de Private Equity exercem papel fundamental no desenvolvimento econômico. Seus investimentos são direcionados para negócios com grande potencial de crescimento e inovação, propiciam a profissionalização da gestão e incentivam o empreendedorismo, ao financiar empresários com bons planos de negócios, porém com restrições de acesso a capital com custo adequado.

Existe uma  relação benéfica entre os fundos de Private Equity e os mercados de capitais. Para iniciar a avaliação dessa relação, é preciso entender que, para um fundo de Private Equity, um dos fatores mais relevantes na decisão de investimento refere-se à estratégia de saída potencial do negócio, pois os fundos têm compromissos com seus investidores. Portanto, um mercado de capitais forte é condição sine qua non para um mercado de Private Equity igualmente forte. Sinal evidente dessa relação, após o advento do Novo Mercado, que impulsionou uma nova realidade ao mercado acionário no Brasil, os investimentos dos fundos de Private Equity aumentaram significativamente e novos fundos estão aportando no País. Claro, outros fatores também contribuíram para esta nova fase.

Por outro lado, além de se beneficiar do mercado de capitais, os fundos também contribuem para a sua evolução. Afinal, ao ingressar nas empresas, os fundos de Private Equity ajudam a estruturar a gestão e, sobretudo, a adotar práticas importantes de governança, deixando a corporação melhor preparada para uma abertura de capital. E processos de abertura bem estruturados fortalecem o próprio mercado acionário, incentivando tanto empresas como investidores a analisá-lo com maior atenção.

Adicionalmente, os fundos de Private Equity são fortes incentivadores dos mecanismos de remuneração por ações e opções de ações.

Tais mecanismos geram dois incentivos importantes: a condução eficiente da empresa até a abertura de capital, visando maximizar o seu valor, e a manutenção de uma gestão responsável, competente e comprometida após a abertura, cujo julgamento de desempenho estará espelhado na evolução dos preços das ações. Em outras palavras, cria-se um mercado de controle e análise dos gestores por parte do mercado de capitais.

O prazo médio de investimento destes fundos geralmente é maior que os dos fundos de ações tradicionais, basicamente em função da natureza do investimento. Os fundos de Private Equity geralmente procuram altas taxas de retorno. Uma vez que este potencial se realize, o fundo venderá sua participação. Este período, desde a aquisição de uma participação acionária, “maturação” do investimento, até a subseqüente venda da participação, raramente ocorre no curto prazo.

 

 

Home | Sobre a Global | Fale Conosco | Mapa do Site ©2007 ProWeb. Todos os direitos reservados.